Tricotilomania: O Que É, Causas e Tratamento


Tricotilomania

O que é?

A tricotilomania corresponde à mania do indivíduo arrancar seus próprios cabelos. O problema é complexo, pois engloba pessoas que mexem e puxam o cabelo constantemente.


Causas

Existem pacientes que arrancam todos os cabelos da cabeça e do corpo inteiro. Há aqueles indivíduos que possuem tricotilomania como manifestação do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Contudo, outros são normais e também adquirem o hábito, assim como roer unhas. A compulsão advém do prazer sentido ao praticar tal hábito.

tricotilomania

Como identificar?

Uma das maneiras mais fáceis de identificar a tricotilomania dispensa até exame. Basta pegar o cabelo que foi arrancado e que está, por exemplo, ao lado do computador, no travesseiro ou fronha, e analisá-lo. Para cair espontaneamente, o cabelo entra na fase de queda. Este é o fio chamado telógeno. Já o cabelo anágeno é firme no couro cabeludo e dificilmente cai de forma espontânea. Assim, quando o fio na fase anágena é puxado ele é liberado juntamente com a raiz. Dessa forma, na análise, se for constada a presença da raiz, isso significará que o fio foi arrancado.

Tem como recuperar os fios arrancados?

Esse tipo de perda capilar é revervível na maioria dos casos. No entanto, caso o indivíduo puxe o cabelo excessivamente ele poderá desenvolver uma alopecia traumática, e muitas vezes, esta área poderá ter uma perda de cabelo irreversível, pois a raiz acabará sofrendo danos.

Tratamento: existe cura para a tricotilomania?

O tratamento para a tricotilomania é complexo, e geralmente envolve a presença de um dermatologista (para fazer o diagnóstico) e de um psiquiatra.

E você?

Tem ou conhece alguém que esteja sofrendo com a tricotilomania? Conte-nos mais sobre o caso que tentaremos lhe ajudar respondendo às suas indagações!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *