O Crescimento do EAD

Faça sua inscrição
Como parte desse processo, o número de vagas na modalidade EAD cresceu sob a
justificativa de que o acesso deve ser facilitado e a democratização do ensino superior
deve ser assegurada. A literatura sobre expansão dos cursos de graduação em
Enfermagem ainda não abordou o assunto de forma objetiva e crítica. Há uma lacuna
empírica quanto às suas implicações para o ensino, principalmente no que se refere
ao processo mais geral de expansão e mercantilização do ensino superior no Brasil.
Essa escassez teórico-metodológica é ainda maior quando se considera a expansão
dos cursos de graduação no Brasil, especialmente aqueles em a modalidade EAD. O
tipo de estudo exploratório, descritivo, analítico e documental buscou examinar a
expansão dos cursos de graduação EAD no Brasil como fenômeno social, tomando
como ponto de partida os limites e possibilidades do contexto sócio-histórico em que
está inserido. Fonte de dados e critérios de seleção Dados secundários obtidos do
Panorama Estatístico da Educação Superior – Cursos de Graduação, do Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que faz parte
do MEC, foram usados. Essa pesquisa consolidou os dados levantados pelo Censo
da Educação Superior, realizado com as IES brasileiras, e é a principal fonte de dados
oficiais sobre a educação EAD superior no país.