Minoxidil: Como Funciona, Efeitos Colaterais e Onde Comprar

Minoxidil funciona?

Testado e aprovado por diversas pessoas em todo o planeta para o tratamento da calvície, o Minoxidil funcionou bem em cerca de 85% dos homens que o utilizaram duas vezes diariamente. Com a utilização frequente, a tendência é que os folículos capilares ganhem maior volume e os ciclos de crescimento do cabelo se tornem mais longos.

O Minoxidil estimula o crescimento capilar em pessoas portadoras da calvície. Estudos clínicos comprovam que o produto atua na ampliação da base de desenvolvimento do cabelo, o que retarda drasticamente a queda. A substância também melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, fornecendo fôlego extra e duradouro para a raiz dos cabelos. Assim, pode-se dizer que, na prática, ele atua como um potente vasodilatador de longa duração. Isso significa que o composto aumenta o diâmetro das veias e artérias do couro cabeludo, podendo proporcionar resultados expressivos no crescimento capilar.

hairloss-blocker-saiba-mais

Todavia, vale a pena ressaltar que a ação do Minoxidil ocorre apenas em folículos vivos. Portanto, caso a calvície do indivíduo esteja em um estado avançado, o produto poderá não proporcionar quaisquer bons resultados, ou irá apenas recuperar uma pequena parte dos cabelos, considerando apenas os que forem provenientes de folículos vivos. Já em folículos mortos, o Minoxidil tende a não apresentar resultados satisfatórios. Assim, pode-se afirmar o referido composto não promove o crescimento de novos fios. Em vez disso, ele nutre os folículos capilares enfraquecidos.

Quanto tempo demora para que surjam os primeiros resultados?

É clinicamente constatado que o Minoxidil tem melhores efeitos para a queda capilar quando utilizado nas concentrações de 2% e 5%. Além disso, é necessário tempo para o cabelo começar a crescer. Os resultados surgem a partir do segundo mês de uso contínuo, aplicando a fórmula duas vezes ao dia, por exemplo, pela manhã e à noite. Algumas pessoas precisarão utilizar o Minoxidil por quatro meses até que os primeiros resultados apareçam.

Sou mulher, posso usar o Minoxidil?

Sim, o Minoxidil funciona perfeitamente em homens e mulheres. Porém, não deixe de conferir mais abaixo o texto referente ao seus possíveis efeitos colaterais em mulheres.

Minoxidil: bula

Quem não pode usar Minoxidil?

O composto não deverá ser utilizado nas seguintes situações:

  • Se a perda capilar ocorrer de maneira repentina ou irregular;
  • Se a razão da queda de cabelo for desconhecida;
  • Se o couro cabeludo estiver vermelho, irritado, infeccionado ou dolorido;
  • Se o couro cabeludo já estiver sendo previamente tratado com outras soluções tópicas;
  • Em bebês ou crianças;
  • Durante períodos de gestação ou amamentação.

Caso o paciente apresente problemas cardíacos, ele deverá consultar um dermatologista a fim de verificar se o Minoxidil poderá ser utilizado, pois a automedicação nestas circunstâncias poderá ser perigosa.

Quando deverei suspender o uso de Minoxidil?

O paciente deverá suspender imediatamente o uso do Minoxidil, além de consultar um dermatologista, se surgirem alguns dos seguintes efeitos colaterais:

  • Dor peitoral;
  • Aceleração dos batimentos cardíacos;
  • Tonturas ou desmaios;
  • Ganho súbito de massa corporal;
  • Inchaço nas mãos e pernas;
  • Irritação ou vermelhidão no couro cabeludo;
  • Crescimento de pelos indesejáveis no rosto ou em outras partes do corpo.

Caso o indivíduo também não perceba crescimento de cabelo após utilizar o Minoxidil durante quatro meses contínuos, o uso do composto deve igualmente ser descontinuado.

Efeitos colaterais do Minoxidil

É fato que o Minoxidil pode trazer bons resultados no combate às calvícies masculina e feminina. Porém, apesar de ser usado por milhares de pessoas em todo o mundo, muitos indivíduos têm receio de utilizá-lo, principalmente devido aos efeitos indesejáveis que podem surgir em decorrência de seu uso.

Calma! Não se tratam de motivos de preocupação extrema. Mas, reações adversas podem ocorrer principalmente durante a fase inicial de uso da substância, ou seja, entre os primeiros dois a quatro meses. Estudos clínicos comprovaram que essas reações foram relatadas por apenas 2% das pessoas (dados mundiais) que fizeram uso do referido composto. Assim, pode-se afirmar que esses efeitos colaterais surgem muito raramente.

Os efeitos colaterais mais comuns advindos da utilização tópica de Minoxidil são coceira e irritação cutânea na área de aplicação da solução do composto. Caso essa irritação permaneça por um período superior a dois meses, recomenda-se suspender o uso do composto e procurar um dermatologista. Ademais, a solução tópica de Minoxidil 5% contém álcool, o que pode provocar irritação ou desconforto nos olhos. Assim, se acidentalmente o líquido escorrer sobre o globo ocular, deve-se lavá-lo com água fresca e corrente.

Para que o usuário se sinta mais seguro ao usar o Minoxidil, é altamente recomendado que ele consulte previamente um dermatologista.

Efeitos colaterais do Minoxidil em mulheres

Há um ponto importante com relação aos efeitos colaterais que o Minoxidil pode causar em mulheres. Elas não devem utilizar a solução tópica de Minoxidil 5%, uma vez que estudos clínicos indicam que essa versão não apresenta melhores resultados quando comparada à solução de Minoxidil 2%. Além disso, algumas mulheres podem desenvolver pelos faciais em razão do uso desse medicamento. No entanto, tratam-se de casos insólitos e reversíveis.

Como evitar os efeitos colaterais do Minoxidil

Para evitar reações adversas, como o surgimento de pelos indesejáveis nas mulheres, é aconselhável a adoção de alguns passos. Primeiramente, a aplicação da solução de Minoxidil deve ter como foco somente o couro cabeludo. Em seguida, após espalhar o produto com os dedos, deve-se lavar bem as mãos com água e sabão. Depois de aplicar a dose noturna, antes de dormir, deve-se reservar entre duas a quatro horas para que a solução seja adequadamente absorvida pelo couro cabeludo.

Minoxidil: preço e onde comprar?

Na hora de comprar o Minoxidil, a escolha deve ser pautada entre as versões:

  • Manipuladas;
  • Oferecidas por laboratórios consagrados;
  • De marcas famosas: Foligain, Rogaine e Kirkland.

A seguir, discutiremos detalhadamente os prós e contras de cada uma dessas versões.

Minoxidil manipulado

A maneira mais comum de adquirir Minoxidil é por meio de farmácias de manipulação. Porém, a maioria desses estabelecimentos manipula o composto com uma concentração máxima de 2 ou 3% de seu princípio ativo.

Comprar o Minoxidil em farmácias de manipulação pode ser mais barato, mas nem sempre é a melhor opção. O maior ponto negativo das versões manipuladas é não haver métodos simples para se averiguar a real composição do produto, já que, uma simples mudança nas porcentagens dos componentes da substância pode modificar significativamente seus efeitos, inclusive, ocasionar efeito reverso ao desejado, culminando em queda capilar (não somente na fase inicial de uso).

Há casos nos quais os usuários alegam ter sofrido ressecamento demasiado dos fios, oleosidade excessiva, e até mesmo potencialização dos efeitos colaterais, como vermelhidão e coceira no couro cabeludo. É comum que algumas pessoas tenham solicitado o produto em duas ou até três farmácias de manipulação diferentes até começarem a utilizar versões industrializadas do produto, devido à maior confiabilidade de suas fórmulas.

Versões oferecidas por laboratórios de renome e vendidas em drogarias online

É atualmente a forma mais segura de se comprar Minoxidil, unindo o útil ao agradável, ou seja, a confiabilidade por trás do trabalho de um laboratório profissional, e a disponibilidade do produto em território nacional, com entrega mais rápida e sem maiores dores de cabeça.

Recomendamos a aquisição do Aloxidil, versão do Minoxodil produzida pela empresa brasileira Theraskin. O Loniten 10mg, versão em comprimidos do Minoxidil, tem indicação para o tratamento da hipertensão arterial, e não para o crescimento capilar. A seguir listamos os estabelecimentos mais confiáveis que vendem pela internet o produto. Não é necessária receita médica para efetuar o pedido.

PRODUTOPREÇOVENDEDORLINK PARA COMPRA
Aloxidil 50mlR$170,28Drogaria Onofrebotao-comprar-verde
Aloxidil 50mlR$141,90Drogaria Araujobotao-comprar-verde

Versões famosas do Minoxidil: Foligain, Rogaine e Kirkland

Na opinião da maioria dos usuários essas são as versões que proporcionam os melhores resultados. A formulação é praticamente idêntica para as três marcas, dispondo de concentrações de Minoxidil 2% e 5%.

Foligain

Nos últimos anos, o Foligain ultrapassou seus concorrentes e pelo seu excelente custo-benefício se consolidou como a marca de Minoxidil mais vendida na Europa.

Há duas versões, a para homens:

foligain-trioxidil

E a para homens e mulheres:

foligain-capsulas-calvicie

Rogaine

Muitos optam por adquirir o Rogaine devido à segurança atrelada à marca. Trata-se do primeiro Minoxidil industrializado. O maior problema dele é seu preço, já que independentemente do país e da moeda (euro, real, dólar etc.), ele possui alto valor agregado.

rogaine-for-men

 

Kirkland

O Kirkland tem um preço inferior ao Rogaine, e equipara-se ao Foligain.

minoxidil-5

Onde encontrar essas super versões?

Como se tratam de marcas famosas, boa parte dos produtos comercializados são falsificados, e alguns dos frascos são preenchidos até mesmo com água ao invés da solução de Minoxidil, já que não é tão simples distingui-los. Uma dica para diferenciar falsificados dos originais, é que estes têm uma consistência mais viscosa do que em relação à água, e um leve cheiro de álcool.

No Brasil, comprar as versões mais tradicionais do Minoxidil não é tarefa das mais fáceis. A melhor pedida é comprar o produto de grandes lojas europeias, em especial da Inglaterra, que tem as grandes redes que exportam para o Brasil, a mais famosa delas é a Shytobuy, que dispõem de uma central de atendimento em português.

PRODUTOPREÇOVENDEDORLINK PARA COMPRA
Foligain HomemR$159,00SHYTOBUYbotao-comprar-verde
Foligain MulherR$155,00SHYTOBUYbotao-comprar-verde

Quer um produto tão bom quanto ou ainda melhor que Minoxidil, e que de quebra não ofereça efeitos colaterais? Clique a seguir e conheça o Follixin.

Agora queremos saber de você:

O que achou do texto? TODAS as suas dúvidas a respeito do Minoxidil foram sanadas? Se não, comente abaixo e tentaremos respondê-las. Você já usou o Minoxidil? Se sim, conte-nos como foi seu tratamento com o produto, quais resultados obteve, e se o recomenda ou não. Todos os comentários serão respondidos!

89 Comments

  1. Texto bem esclarecedor !

  2. Gostei muito das informações. agora é testar os produtos e ver se funcionam comigo.

  3. inez inaciobueno arias

    olá…boa tarde.já usei minoxidil 5% manipulado uma vez por um tempo mas começou a me dar dor de cabeça e parei de usar.
    Como meu cabelo esta caindo muito ,estou usando novamente mas o efeito não esta mais o mesmo, porque será?
    será que o lugar que esta manipulando não esta fazendo certo?

    • Olá Inez, como você pode ver no texto, não recomendamos versões manipuladas. Se existe o original, pra que ir na dúvida?

  4. Hipertensos podem usar?

    • Olá Isabel, na verdade o Minoxidil surgiu para tratar a hipertensão arterial, apenas depois descobriu que, em determinadas concentrações seu princípio ativo também servia para combater a queda de cabelo. Na bula do Minoxidil Kirkland 5% não consta nada relacionado à contraindicação para hipertensos, porém, tudo depende dos medicamentos que você toma, não propriamente quanto à males que possa lhe causar, mas sim sobre cortar o efeito do Minoxidil. É isso que diz a bula.

  5. falta informar sobre preenchimento de sobrancelhas

    • Olá Rene, realmente algumas pessoas utilizam o Minoxidil nas sobrancelhas, outras na barba, e o medicamento cumpre bem o objetivo de fazer crescer pelo nessas regiões. Porém, especificamente nas sobrancelhas deve-se tomar muitíssimo cuidado durante a aplicação, para depois não sofrer com o crescimento de pelos em regiões indesejáveis, já que o líquido pode escorrer para outras partes.

  6. Me surgiu outra dúvida, precisa de receita médica para adquiri-lo, li em outros blogs que precisa de receita, gostaria de confirmar a informação. Caso não precise de receita, tem algum site confiável que faça a venda? Obrigada novamente.

  7. Olá, gostaria de saber se ocorreram casos de infertilidade em mulheres que utilizaram o medicamento, e se ocorre algo caso engravide durante o tratamento

    • Olá Gabriella, não há notícias de casos sobre prejuízo do Minoxidil à mulheres grávidas, mas a própria embalagem do Minoxidil 5% Kirkland indica que ele não é destinado à mulheres.

  8. O texto foi bem esclarecedor. Obrigada

  9. O produto pode ser usado antes da calvície,para previnir?

  10. Boa tarde!
    A muita queda no começo é normal?
    Pq estou usando e aumentou a queda.

  11. ola, tenho problema com o crecimento do meu cabelo porem nao tenho problemas com calvice. posso usar o minoxidil?

  12. Minoxidil 5% hidroalcolico (manipulado) tem o mesmo efeito do da drogaria, ou é mais fraco ?

  13. se o medicamento tem efeito tópico. Como funciona o comprimido?

    • Conforme verificamos a bula, o Loniten (Minoxidil em comprimidos) é destinado exclusivamente para o tratamento da hipertensão arterial e não da queda de cabelos.

  14. Se parar de tomar os cabelos irão cair ?

    • Olá Lucas, os efeitos do Minoxidil ou de qualquer outro remédio para combater a queda de cabelo só duram no período de administração dos mesmos.

  15. Muito bom, tirou todas as dúvidas!

  16. Estou usando Minoxidil 5 por cento,2 meses,observei crescimento de pelos no rosto. Parando de usar esses pelos sumirão?

  17. Gostei muito do artigo. Muito informativo e muito bem editado. Parabéns!

  18. Ele serve pra fazer a barba crescer ?

  19. Pode ser usado pra crescer barba ???

  20. Thiago Mario Bett

    Queria saber o seguinte, tenho barba mas existe pequenas falhas, seria recomendavel usar minoxidil? Ou teria alguma risco?

    • Olá Thiago, no caso você quer que o produto cubra as falhas da sua barba, correto? Se entendi bem a sua pergunta, não há risco algum nesse caso.

  21. Olá, bom dia, muito esclarecedor o texto, mas gostaria de saber se poderia usar para o crescimento da barba?

    • Olá Júnior, obrigado pelo comentário. Sim, pode usar para crescer a barba. Aliás, muitos homens usam o produto com esse objetivo.

  22. Bacana as informações , quero comprar e testar pra ver se cresce minha sobrancelha fiquei sabendo que serve pra isso também!

    • Olá Rafaela, serve sim, só use com bastante cuidado, já que a solução de Minoxidil 5% tem álcool, e se for escorrer nos olhos, provavelmente lhe cause algum desconforto momentâneo.

  23. É possível utilizar o produto no couro cabeludo e na barba simultaneamente ou há risco de superdosagem?

  24. Dizem que ajuda a crescer barba é verdade? Tenho 20 anos e gostaria de ter barba mas só meu cavanhaque cresce kk

  25. Indicação de algum site ou loja fisica para comprar do minoxidil rogaine ou kirkland?

  26. Estou usando o produto manipulado a 5%, a mais de um mês…. a única coisa que me ocorreu foi uma tontura logo após este periodo,apenas esse incomodo,se continuar devo dar uma parada.

    • Olá Índia, de acordo com a bula do Minoxidil 5% Kirkland, o paciente deverá interromper o tratamento caso sinta tontura, porém, no seu caso, o produto é manipulado, ou seja, não há uma maneira simples de se ter certeza que sua composição é a adequada, justamente por isso sempre recomendamos a aquisição de marcas tradicionais e não de produtos manipulados. Ademais, de acordo com os sintomas relatados, creio que é interessante você continuar o tratamento com o devido acompanhamento de um dermatologista, que poderá investigar se a tontura tem ou não relação com o uso do Minoxidil.

  27. pessoas com diabete pode fazer emplante

    • Olá Jose, creio que você se refere ao implante capilar, certo? Sim, na verdade diabéticos também podem recorrer ao transplante de cabelo, bastando que nesse caso, sejam devidamente monitorados no decorrer da cirurgia.

  28. O texto diz que o produto só impede que a queda continue, não recupera os que já caíram, é isso?

  29. Olá, gostei dms das informações acima sobre os produtos, mas gostaria de saber quanto a utilização do mesmo pra crescer ou ajudar desenvolver uma barba falhada; se é indicado também ou nada a ver ?

  30. Ótimo! Texto claro e objetivo ! Nota 10

  31. Bom dia . Eu tou começando a ficar careca mais meu pai e tios tbm já são careca vai adiantar eu usar para evitar a cair .

  32. Amigo, to usando minoxidil mousse azul, irrito minha pele e está saindo muita espinhas isso. Normal? Marca Barbearia

    • Olá Wander, a irritação é normal no começo da utilização, nas primeiras duas semanas, o que a maioria das bulas indicam é que se os sintomas persistirem o uso deverá ser interrompido.

  33. O produto é capaz de fazer o pelo nascer quando possível, como foi dito no texto mas, com relação a fazer o pelo crescer ou seja , ficar mais comprido, mais longo, seria também um efeito do medicamento?
    Se o alongame to dos fios for um dos efeitos, como fica a recomendação para o uso na sobrancelha e na barba?

    • Ola Aloisio, sim, o Minoxidil alonga pelos das sobrancelhas e barba, aliás, e é também usado para essas finalidades, porém, como as sobrancelhas são mais delicadas, ele deve ser aplicado com bastante cuidado para não deixá-las muito díspares.

  34. Se eu parar de usar o produto não vai mas crescer a barba? Ou seja, vou ter q usar para o resto da vida???

    • Olá Rafael, para a barba não precisará usar pelo resto da vida, apenas até alcançar o volume ideal para você, a não ser que por alguma doença rara os pelos da sua barba estejam caindo.

  35. Meu primo vai começar usar minoxidil,e gostaria de saber se beber bebidas alcoólicas dá algum problema?

  36. Olá tenho 21 anos e minha calvície só almenta , não para de cair meu cabelo , se eu usar o minoxidil meu cabelo volta a crescer normal ou continua do mesmo jeito apenas não cai mais ? Mim tira essa dúvida pfvr

    • Olá Jonathan, pode ganhar volume sim com Minoxidil, ele não apenas alonga os fios, como fortalece os mais finos, aqueles quase imperceptíveis.

  37. Tenho problemas no crecimento da barba, posso usar sem problemas o minoxidil ?

    • Olá Pedro, não posso te responder essa pergunta porque não foi feita uma anamnese adequada, mas poucas pessoas tem contraindicação para o Minoxidil.

  38. Quantos ml de produto, deve-se usar a cada aplicação?

  39. Bom dia. tenho um probleminha no cabelo. ele só cai e quebra na frente. o minoxidil vai me ajudar no tratamento?

    • Olá Grace, entendi que seu cabelo logo acima da fronte está caindo mais que o normal, isso faz parte do padrão de queda de cabelo em mulheres, difuso, principalmente na linha que divide vertical que divide o crânio. E o Minoxidil pode te ajudar sim.

  40. Tenho glaucoma, alguma contradição? Obrigado desde já!

  41. Olá, Minoxidil é contra indicado para quem tem problemas com caspa e faz uso de shampoo NODE DS da bioderma? ou para quem faz uso de shampoo ante queda?

  42. Parabéns!! Além do texto muito esclarecedor, conseguiu cumprir com o objetivo de sanar qualquer eventual dúvida do produto ou utilização do mesmo. Obrigado!

  43. Posso usar o minoxidil continuo?

  44. O Follixin pode ser usado por mulheres??

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *