Finasterida: Prós e Contras – O Que Você Precisa Saber

O que é Finasterida?

A Finasterida é um fármaco muito utilizado no tratamento da calvície. Ela possui como características uma meia-vida de 6 horas e dosagem usual de 1 mg e 5 mg para tratamento da calvície e hiperplasia prostática (maligna ou benigna), respectivamente.

propecia-1mg

Prós da Finasterida

A medicação é extremamente efetiva. Existem muitos estudos com base na Finasterida e quase todos eles tiveram êxito tanto no tratamento da hiperplasia prostática como no da calvície.

hairloss-blocker-saiba-mais

A Finasterida inibe as enzimas 5-alfa redutase dos tipos 1 e 2, sendo mais seletiva para o tipo 1, e pouco seletiva para o tipo 2.

Principais efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais são a inibição acentuada da DHT (causando feminilização), confusão mental, diminuição da libido, ginecomastia (aumento dos seios no homem) e depressão. Também foram relatados alguns casos de surto psicótico, quando a Finasterida foi combinada com sibutramina (medicação para emagrecer). A combinação entre essas duas drogas acontece em casos específicos.

Em 2008, um órgão de saúde da Suíça detectou que a Finasterida tem a capacidade de causar impotência sexual irreversível. Inclusive, a Merck (dona da marca na Suíça) teve que alterar a bula, colocando que o medicamento pode causar efeitos colaterais irreversíveis na sexualidade masculina.

Síndrome Pós-finasterida

Existem inúmeros relatos da chamada Síndrome Pós-finasterida. Neste caso, o indivíduo cessa o uso da medicação e, mesmo assim, continua sentindo efeitos colaterais, como depressão, baixa libido e disfunções nos hormônios sexuais masculinos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *