Como Lavar Bem os Cabelos: 7 Dicas Essenciais

Como lavar os cabelos corretamente

Lavar os cabelos pode não ser uma tarefa muito simples, pois os cabelos podem ser danificados durante a limpeza caso não sejam tomados os devidos cuidados. Confira a seguir 7 dicas para a lavagem dos cabelos.

Dicas para lavar os cabelos

1) Posso lavar os cabelos todos os dias?

Existem muitos mitos relacionados à lavagem dos fios. Um deles afirma que a raiz permanece úmida após a lavagem. Na verdade, ela seca simultaneamente com o cabelo. Além disso, não é possível molhar a raiz, uma vez que a parte lavada é o fio do cabelo, presente na parte externa do couro cabeludo. Assim, o cabelo poderá ser lavado todos os dias sem problemas, desde que os fios tenham característica para tal.

2) Qual a melhor temperatura da água para lavar o cabelo?

Na hora de lavar o cabelo, o ideal é que a temperatura da água alcance um meio termo entre o frio e quente. Assim, a água deve estar morna, mais próxima da temperatura do corpo e do fio. A água quente estimula a produção de gordura, o que acarreta na intensificação da oleosidade dos cabelos. Por sinal, as pessoas que possuem cabelos oleosos conseguem dar ainda mais brilho aos fios por meio da lavagem com água morna ou fria, a qual poderá eliminar a oleosidade de maneira mais satisfatória.

lavar-corretamente-os-cabelos

3) Shampoo é tudo igual?

Não, existem diferenças entre os shampoos direcionados, por exemplo, a cabelos específicos, como secos ou oleosos. Logo, é necessário saber exatamente quais são as características de cada fio para que se consiga efetuar uma limpeza apropriada. Obviamente há variações com relação às marcas, mas de uma forma geral, shampoos voltados para cabelos oleosos apresentam melhores resultados quanto à retirada de oleosidade dos fios. Por outro lado, shampoos desenvolvidos para cabelos secos conservam um maior volume de oleosidade, motivo pelo qual o cabelo poderá ficar com um aspecto mais bonito.

4) Como usar condicionador?

O recomendado é que não se use o condicionador sobre a superfície do couro cabeludo, a fim de evitar o aumento da oleosidade e a aglutinação dos fios. Esse tipo de produto não deve ser deixado no cabelo, pois sua função é a de desembaraçar os fios. Assim, o condicionador deve ser usado apenas nas partes mais embaraçadas do cabelo. Além disso, apenas pessoas que possuem cabelos que embaracem com certa facilidade é que devem utilizar condicionador.

Ao não remover o condicionador do cabelo ocorre uma ampliação da obstrução das glândulas sebáceas, o que poderá proporcionar maior crescimento de fungos no couro cabeludo, possivelmente culminando na dermatite seborreica, que é a caspa.

5) Posso utilizar outros produtos no cabelo?

Não é interessante utilizar sobre os cabelos produtos que não foram feitos para tal, os produtos de higiene são desenvolvidos para fins específicos. Logo, os sabonetes foram criados para lavar a pele, enquanto que o shampoo cumpre o mesmo objetivo no fio de cabelo.

6) Como massagear o couro cabeludo?

Na lavagem, os cabelos sempre devem receber uma massagem delicada, não demasiadamente leve, apenas o suficiente para exercer uma pressão mínima sobre o couro cabeludo. Ademais, jamais deve-se utilizar as unhas.

7) Qual a melhor opção para a secagem dos cabelos?

O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente. Todavia, as pessoas que acreditam que o cabelo fica mais bonito devido ao uso do secador de cabelo devem, em primeiro lugar, secar os fios de forma suave com uma toalha, evitando fricções excessivas, e não estimulando assim as glândulas sebáceas. Somente depois disso o secador poderá ser utilizado, mas com o cuidado em mantê-lo distante do couro cabeludo, mantendo o foco sobre os fios.

E você?

Entendeu tudinho? Gostou das nossas dicas? Aprendeu algo novo? Acha que algo deveria ser acrescentado ao texto? Conte pra gente nos comentários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *